Ticker

6/recent/ticker-posts

Moçambique participa na COP26 sobre mudanças climáticas

Moçambique participa na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26) na cidade escocesa de Glasgow, através de uma delegação chefiada pelo Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário, em representação do Chefe do Estado.

Segundo escreve o “Notícias Online”, nesta magna reunião, que decorre até ao dia 12 do mês em curso, o interesse nacional é, principalmente, fazer a mobilização de recursos financeiros e materiais para ajudarem os esforços de mitigação dos efeitos das alterações do clima, bem como desenvolver parcerias estratégicas que resultem, entre outros, na transferência de tecnologias adequadas que concorram para o desenvolvimento sócio-económico sem prejuízo do ambiente.

A ideia é que os participantes nesta conferência entrem num regime de negociações que orientem para a convergência de esforços no sentido de criar condições para que o aumento da temperatura média global não atinja 1.5º Celsius até ao fim deste século.

Para o caso de Moçambique, a presença nesta magna reunião, afigura-se de extrema importância, tendo em conta a posição de fragilidade a que o país está exposto no que diz respeito às mudanças climáticas.

Na verdade, o alarme soou nos últimos anos quando o país viu-se sacudido, por exemplo, por dois grandes ciclones tropicais consecutivos, designadamente “Idai” e “Kenneth”, cujos efeitos ainda se fazem sentir até hoje no país. No caso do “Idai”, este ciclone foi considerado por especialistas das Nações Unidas como o maior dos últimos 50 anos a atingir o hemisfério sul.

Se por um lado está o nível de exposição a este fenómeno, por outro, os esforços nacionais para travar a propagação da poluição na atmosfera têm sido reconhecidos mundialmente. É nesta senda que o Governo recebeu, recentemente, uma dotação financeira de seis milhões de dólares, de um pacote de 50 milhões de dólares, pelo seu comprometimento com a mitigação do dióxido de carbono, através do combate ao desmatamento florestal

A delegação moçambicana integra os vice-ministros dos Negócios e Cooperação, Manuel Gonçalves, e da Terra e Ambiente, Fernando de Sousa e jornalistas. (Folha de Maputo).

 

 

Postar um comentário

0 Comentários