15 funcionários do Instituto Nacional de Transportes Rodoviários (INATRO), antigo INATTER, foram hoje, 05 de Julho, detidos por alegado envolvimento em esquemas de corrupção. Os funcionários ora detidos estavam afectos à sede e à delegação do INATRO a nível da cidade de Maputo, disseram ao Dossiers & Factos fontes ligadas àquela instituição.
A notícia das detenções, que são resultado de investigações conduzidas pelo Gabinete Central de Combate à Corrupção (GCCC), não é de todo surpreendente, uma vez que há muito se fala de irregularidades e ilegalidades na instituição em causa. Recentemente, e após um exaustivo trabalho de investigação, Dossiers & Factos publicou uma série de reportagens dando conta da existência de actos ilícitos no organismo que tutela os transportes rodoviários em Moçambique.
Denunciámos, entre outros assuntos, o desembolso de rios de dinheiro em empresas provedoras de sistemas que, na prática, não funcionam, o que, na perspectiva de fontes bem colocadas, é uma estratégia de saque aos cofres da instituição.
0 Comentários